domingo, 15 de março de 2009

Combate à dengue, dever de todos

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independente das classe social. Nesse cenário, torna-se fundamental que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado, permitindo assim a identificação precoce dos casos de dengue, a tomada de decisões e a implementação de medidas de maneira oportuna, a fim de principalmente evitar mortes.
Muita gente tem dúvidas sobre a dengue. E é importante que você tire essas dúvidas para ficar um pouco mais tranquilo. O combate à dengue tem que fazer parte do nosso dia-a-dia. Não podemos relaxar com os cuidados, pois só assim estaremos evitando a proliferação do mosquito. Para se ter uma ideia, os ovos do mosquito da dengue continuam vivos por até um ano. Se a gente não combater a dengue todos os dias, o problema vai continuar.


SAIBA COMO SE PROTEGER:


1 - LIXO - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios. Jogue no lixo todo o objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc. Mantenha sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza


2 - PLANTAS E JARDINS - Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas. Se você não encheu de areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.

3 - CAIXAS D´AGUA, CALHAS E LAJES - Não deixe a água acumulada sobre lajes. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Mantenha a caixa d´agua sempre fechada com tampa adequada.

4 - TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA - Mantenha bem tampados tonéis e barris d´agua. Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água. Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.


COMO A DENGUE É TRANSMITIDA E QUAIS OS SINTOMAS:
- A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus;
- Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele;
- A pessoa que contrair a doênça deve procurar o serviço de saúde, evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, melhoral, dentre outros, e ingerir líquidos em abundância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário