sexta-feira, 13 de março de 2009

Só Deus é Nosso Pai Espiritual.


Jesus censura os escribas e Fariseus – S.Mathews Cap. XXIII

ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos dizendo...

Vs. 9."A ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Vs.10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo”.

Abaixo segue alguns comentários sobre Pedro (Apóstolo de Cristo) e o Papa.
Os primeiros aspectos que quero analisar sobre o papado são os títulos que estes carregam e as reivindicações que fazem para si. A palavra "papa" vem do grego que quer dizer "pai", e Padre do espanhol que quer dizer “pai”.

Cristo foi bem claro que ninguém poderia ser chamado de pai espiritual a não ser Deus: “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso mestre, que é o Cristo.”

O papa também possui outro título: "doutor supremo de todos os fiéis", o que vai contra o que Cristo ordenou, citado logo acima. São muitos títulos equivocados e arrogantes que o papa carrega em seus ombros. Vejamos outro: "vigário de Cristo", "sumo-pontífice" e "santo padre".

A palavra "vigário" quer dizer "substituto". O papa é chamado de "vigário de Cristo", ou seja, "substituto de Cristo". Cristo afirmou claramente que o seu substituto na terra seria a pessoa do Espírito Santo. (João 14.16-18, João 15.26 e João 16.7 e 13).
Vamos a outro agora: "pontífice", que quer dizer literalmente "construtor de pontes", não veio da Bíblia mas do romanismo, onde o imperador declarava-se o elo de ligação a Deus. O papa é chamado de sumo-pontífice, ou seja, o máximo elo de ligação a Deus. É uma blasfêmia, heresia, arrogância, um equívoco um homem se colocar nesta posição. Só Cristo é a ponte para Deus (João 14.6 e I Timóteo 2.5) e o cabeça da Igreja (Efésios 1.22 e 23 e Colossenses 1.18).
Esse é glorioso: o título "santo padre" quer dizer "santo pai", ou obviamente "pai santo". Sem dúvida alguma este título só deve ser dado a Deus (Apocalipse 15.4). Pois Deus não divide a Sua glória com ninguém (Isaías 42.8).
Para resumir as pretensões papais, quero citar o catecismo de New York citado por Lorraine Boettner. O papa assume o lugar de Jesus Cristo sobre a terra... Por direito divino o papa tem poder supremo e total na fé e na moral sobre cada e todo pastor e seu rebanho. Ele é o verdadeiro vigário de Cristo, o cabeça de toda a igreja, o pai e o mestre...
No apogeu do papado, foi "consagrado" ao papado o monge Hildebrando que exerceu o papado no período de 1073 a 1075 como título de Gregório VII. Assim que assumiu, Gregório VII publicou as suas máximas que ficaram sendo conhecidas como "máximas de Hildebrando". Segundo o autor Abraão de Almeida (in: Lições da História) essas máximas são consideradas a essência do papado. Este mesmo autor citas as máximas das quais transcrevi algumas:

Nenhuma pessoa pode viver debaixo do mesmo teto com outra excomungada pelo papa. É o papa a única pessoa cujo os pés devem ser beijados por príncipes e soberanos.
A sua decisão não pode ser contestada por ninguém e que somente ele pode revisar.
Não há na face da terra títulos tão equivocados assim, só os que o papa carrega sobre si.

Ora, nos diz São João: "se alguem vem a vós, e não traz esta doutrina (de Cristo), não o recebais em vossa casa, nem o saudeis" (II Epístola de S. João 1:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário